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ENEM MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIA: Construir significado com os Números (A...

Vai fazer ENEM ou Concurso? Aprenda a Calcular como uma Calculadora https://metodocalculomental.com.br/ Dobre a Velocidade no Cálculo "de cabeça" ao Resolver Provas de Matemática com maior Certeza de Acerto para permitir suas chances de Aprovação em Concursos e ENEM. Professor Ricardo Alencar ensina ENEM POR COMPETÊNCIA sobre o "Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais". Exemplo: Comparar a idade de duas pessoas (números naturais), calcular a temperatura abaixo de zero em graus Celsius (números inteiros), dividir uma pizza em pedaços iguais e determinar a fração correspondente a cada pedaço (números racionais) e calcular a raiz quadrada de 2 (números reais). 1. Exemplo Fácil (Números Naturais): Enunciado: Em uma escola, foram distribuídas 4 maçãs para cada aluno. Se a escola tem 50 alunos, quantas maçãs foram distribuídas ao todo? Alternativas: a) 150 b) 200 c) 250 d) 300 e) 350 2. Exemplo Médio (Números Inteiros): Enunciado: Em um jogo, Maria começou com 0 pontos. Ela ganhou 15 pontos na primeira rodada, perdeu 20 na segunda e ganhou 10 na terceira. Quantos pontos Maria tem agora? Alternativas: a) 15 b) 5 c) -5 d) 10 e) 0 3. Exemplo Difícil (Números Racionais e Reais): Enunciado: Um recipiente contém 2,5 litros de água. Se cada copo tem a capacidade de 3/4 de litro, quantos copos completos é possível encher com a água do recipiente? Alternativas: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Vamos analisar os conceitos e habilidades necessárias para resolver cada uma das questões, de acordo com o que é esperado no ENEM: 1. Exemplo Fácil (Números Naturais): Enunciado: Em uma escola, foram distribuídas 4 maçãs para cada aluno. Se a escola tem 50 alunos, quantas maçãs foram distribuídas ao todo? Habilidades e Conhecimentos Necessários: Multiplicação: O aluno precisa compreender a operação de multiplicação como uma forma de somar um número repetidas vezes. Neste caso, 4 maçãs distribuídas a 50 alunos. Entendimento de Números Naturais: Entender que a contagem de itens (como maçãs ou alunos) é representada pelos números naturais. 2. Exemplo Médio (Números Inteiros): Enunciado: Em um jogo, Maria começou com 0 pontos. Ela ganhou 15 pontos na primeira rodada, perdeu 20 na segunda e ganhou 10 na terceira. Quantos pontos Maria tem agora? Habilidades e Conhecimentos Necessários: Adição e Subtração com Números Inteiros: A habilidade de somar e subtrair números, incluindo lidar com números positivos (ganhos) e negativos (perdas). Interpretação de Texto: O aluno precisa identificar a sequência de eventos e operações a partir do texto. 3. Exemplo Difícil (Números Racionais e Reais): Enunciado: Um recipiente contém 2,5 litros de água. Se cada copo tem a capacidade de 3/4 de litro, quantos copos completos é possível encher com a água do recipiente? Habilidades e Conhecimentos Necessários: Divisão com Números Decimais e Frações: A capacidade de dividir um número decimal por uma fração, o que inclui entender a operação de multiplicação pelo inverso da fração (técnica "multiplicar em cruz"). Interpretação de Frações: Entender que 3/4 representa uma quantidade menor que um todo (neste caso, um litro) e saber como ela se relaciona com outras quantidades. Raciocínio Proporcional: Estabelecer uma relação entre a quantidade de água total e a capacidade de cada copo. Em cada uma dessas questões, o ENEM não está apenas avaliando a capacidade do aluno de realizar operações matemáticas, mas também sua habilidade de interpretar e aplicar esses conceitos em situações do dia a dia. Esta é uma característica marcante do ENEM: a aplicação prática do conhecimento. Área do Conhecimento: Matemática e suas Tecnologias. Enunciado: Uma fábrica produz determinado artigo em lotes de 100 unidades cada. Ela consegue produzir 5 lotes por dia. O custo da produção diária desse artigo é de R$ 8.000,00. Sabendo-se que a fábrica vende o lote por R$ 2.000,00 e que vendeu todos os lotes que produziu, o lucro obtido pela fábrica após a venda de todos os lotes produzidos em 30 dias de produção foi de: Alternativas: a) R$ 40.000,00 b) R$ 120.000,00 c) R$ 160.000,00 d) R$ 200.000,00 e) R$ 240.000,00 Para resolver este item, o candidato precisaria aplicar conhecimentos de aritmética básica e entender o conceito de lucro (Receita menos Custo). A resposta correta é a alternativa e) R$ 240.000,00. Essa questão, como muitas outras do ENEM, avalia a capacidade do estudante de compreender e aplicar conceitos matemáticos em contextos práticos, no caso, uma situação envolvendo produção e vendas em uma fábrica. INSCREVA-SE NO CANAL https://bit.ly/3fMv7e4 #MatemáticaPorCompetência #ENEM #ProfessorRicardoAlencar Resolução de problemas Aprendizado interativo Conceitos matemáticos Base do ENEM Compasso e régua Ferramentas matemáticas Guia de matemática

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