8 conselhos que te farão aprender de vez Matemática e que farão você ter sucesso na próxima prova!
- A batalha é vencida por quem melhor planejou e executou o planejamento
- Mens sana in corpore sano
- Estude entendendo o que mais te prepara para o dia D
- Aprenda a resolver os problemas
- Acelere a forma de resolver as questões e operações matemáticas
- Ler, Compreender e Interpretar corretamente vai resolver os seus problemas
- Desenvolva o pensamento geométrico para entender gráficos e formas geométricas
- Nunca entre em pânico: Resolvendo problemas de Matemática
1. A batalha é vencida por quem melhor planejou e executou o planejamento.
Não estude matemática depois. Sempre estude antes de todos. Esta disciplina é cobrada em todos os concursos, exames de admissão em universidades (Enem, por exemplo). Comece antes de todos e quando chegar perto da prova de matemática faça uma revisão bem detalhada dos assuntos.
É claro que para planejar é preciso saber o que será exigido na prova. De posse do conteúdo você precisa se organizar: monte um mapa da ignorância!
O que é isso Ricardo?
'Mapa da ignorância' é um conjunto esquemático de interrogações pelo qual tomamos consciência daquilo que nos falta saber para compreender melhor aquilo que sabemos numa determinada fase da nossa evolução cognitiva.
Trocando em miúdos, tenha consciência daquilo que você sabe e o que não sabe. Tente, por exemplo, resolver uma prova ou simulado do concurso ou vestibular ENEM anterior.
Quando não consigir resolver um problema na fase preparatória, saiba que você identificou um ponto frágil em seu conhecimento, então volte para reaprender e eliminar esta lacuna matemática.
Não adianta querer pular as matérias mais básicas quando se está com dificuldades, porque elas são as mais importantes, pois são a base de todo o edifício que se chama MATEMÁTICA.
Continue fazendo de vez em quando um simulado durante seus estudos para ver o seu nível de evolução cognitiva (aquilo que você aprendeu de verdade)
Infelizmente a escola e a universidade não ensina a estudar. Eles acham que todos sabem, mas isso não é verdade. É preciso ter horários e estratégias para estudar e aprender com qualidade.
Organize-se. Escreva um plano de estudo. Coloque períodos e conteúdos de matemática que devem ser estudado.
Tenha consciência daquilo que você já aprendeu bem e aquilo que você tem mais dificuldade em aprender. Vá melhorando os pontos fracos de conhecimento, sempre revisando o que você já sabe de tempos em tempos. Isto vai lhe garantir a super aprendizagem.
Se você estudar de forma planejada, consciente e com uma boa estratégia de execução na hora da prova, certamente gastará menos tempo na interpretação e resolução das questões na hora da prova.
Foi justamente para isso que criei meu Método de Aprendizagem de Matemática para Concursos e Provas Vestibulares (ENEM)
2. Mens sana in corpore sano: Exercícios, Lazer, Bom sono e Boa Alimentação
Nosso cérebro tem uma capacidade limitada para aprender as coisas. Quanto melhor fisicamente você estiver ao longo de sua preparação e no dia de sua prova de matemática, mais capacidade você terá de realizar uma boa prova.
Evite estudar sem descansar regularmente, pois você diminui sua capacidade de aprender. Não vai adianter você estudar feito um condenado e, no fim, acabar perdendo por falta de energia na sua capacidade de pensar.
Para evitar isso, tire tempo para relaxar, sair com os amigos ou praticar esportes. Faça algo que goste, estudar o tempo todo vai tirar a sua motivação para continuar.
Vale a pena lembrar, que no dia da prova de matemática você não pode estar exausto de tanto estudar.
Uma boa noite de sono vai garantir que você esteja em boas condições para fazer a prova, e vai até te ajudar a memorizar bem o que esteve estudando todo esse tempo.
Quando ficar cansado ao realizar o exame, dê uma pequena parada, vá ao banheiro lavar o rosto. Descanse os olhos por alguns instantes. Alimente-se com comida leve e rica em açucar (o cérebro precisa de energia da sacarose) e não se esqueça de beber água. Mantenha a calma para que todo o trabalho mental feito até esse momento seja aproveitado em seu potencial máximo!
3. Estude entendendo o que mais te prepara para o dia D
Matemática exige concentração, então procure estudar em ambientes livres de distrações e que sejam agradáveis para você.
Essa é uma das dicas de matemática mais importantes, já que escolher o ambiente adequado para estudar vai facilitar que você mantenha a concentração alta e, consequentemente, consiga um bom rendimento.
Muitos estudantes têm optado por estudar em uma biblioteca por ser um local silencioso, enquanto outros preferem fazer isso dentro de casa. Seja qual for sua opção, se certifique de que nesse momento você conseguirá focar nos estudos.
Outra ideia importante: Questões que cobram conhecimento de assuntos como porcentagem, grandezas proporcionais, regras de três simples e composta, equação do primeiro grau e sistemas de equações aparecem em quase todos os concursos (estes assuntos são bônus do MCM).
4. Aprenda a resolver os problemas
Na hora de estudar, procure um bom material de apoio.
É importante que você tenha mais de um livro, bem como, vários sites de referência para aprender a matéria.
Se fizer isso, você vai aprender mais de uma forma para resolver os problemas, algo muito importante para que não se sinta sem saída ao resolver os exercícios.
Durante a prova do ENEM, pode ser que você considere um jeito mais fácil ou prático que outro, para conseguir a solução do problema. Aprender mais de uma forma para isso, torna a sua vida mais fácil nesse momento.
Mas, antes de aprender várias maneiras de solucionar o mesmo problema, é preciso se certificar que aprendeu o básico da matéria. Se errar em conceitos fundamentais, não vai adiantar nada saber usar uma fórmula diferente.
Pode parecer bobagem, mas relembrar as regras das contas de adição, subtração e operações que envolvam números negativos, tornarão a sua prova mais fácil e vai contribuir para evitar surpresas.
5. Acelere a forma de resolver as questões e operações matemáticas
A matemática apresenta seus desafios, e justamente por isso a melhor forma de resolver os problemas propostos é por simplificar as contas.
Quer um exemplo?
Suponha que, em alguma questão, aparece a divisão de 8400 por 300. Essa divisão pode ser simplificada para 84 por 3. Agora, por que não simplificar, por exemplo, 288 dividido por 60 para 24 dividido por 5. Para ambos os casos, o resultado é 4,8.
O mesmo pensamento pode ser usado para todas as operações matemáticas, sempre que possível, apenas compreendendo bem as propriedades dessa operações e os meios de simplificação. Isso deve ser aprendido nos momentos de estudo.
Em muitos casos, você pode transformar uma fração em um número inteiro. Caso não tenha essa opção, simplifique as frações.
Essa é uma daquelas dicas de matemática bem simples, mas que farão você ganhar tempo no ENEM. Ao trabalhar com números menores, encontrará as respostas mais rapidamente, e vai ser mais fácil administrar seu tempo.
6. Ler, Compreender e Interpretar corretamente vai resolver os seus problemas
A prova de Matemática não testa somente conhecimentos matemáticos. É muito comum as questões terem longos enunciados, dos quais você tem equacionar para resolver as questões.
Além de ter um bom nível de conhecimentos gerais e atuais, você precisa ser bom em leitura, compreensão e interpretação de textos sobre cada questão.
Você nunca vai conseguir resolver aquele problema em que ficou preso se não souber do que ele está falando. Pare e releia o enunciado, tentando pensar na pergunta que ele faz. Ela envolve velocidade? Geometria? Se sim, qual é a forma geométrica? Pense bem para identificar como proceder.
Muitos erros em exames são cometidos em questões, por exemplo, que pedem “metade do valor de x” e colocam “o valor exato de x” em uma das alternativas.
Sublinhe, grife, marque a pergunta feita na questão. Ao finalizar os cálculos, ele deve voltar à pergunta que foi marcada e avaliar se seu resultado realmente a responde. Isso elimina grande parte dos erros por falta de atenção à interpretação de texto.
Muitas vezes, a resolução desses problemas é simples, e quem formulou a pergunta está apenas testando seu raciocínio lógico. Por isso, na hora de responder as questões de matemática, preste muita atenção para interpretar o texto corretamente.
Resolver problemas com "palavras" é um pouco mais complicado porque nem sempre fica claro o que a questão está pedindo — justamente devido à forma do enunciado. Portanto, tenha calma e paciência, leia tudo e sublinhe as partes necessárias para não cometer erros bobos e desnecessários.
Transforme o enunciado escrito na forma matemática para entender melhor. Se o problema trouxer "João tem 5 maçãs e Sara tem 3 vezes mais. Quantas maçãs Sara tem?", anote "5 x 3" e resolva em seguida.
Se não conseguir avançar no problema, divida-o em partes. Corte as palavras que não são importantes e traduza as restantes na forma matemática. Por exemplo: a palavra "de" pode indicar que é preciso multiplicar o valor, enquanto "por" indica divisão. Fique de olho em termos assim
Outra dica de matemática muito importante é ter bem na mente as fórmulas e números usados com frequência nesse tipo de teste.
Na hora de estudar, vale a pena usar macetes para lembrar desses detalhes. Números com várias casas decimais, como Pi, por exemplo, são difíceis de memorizar.
Se você conseguiu guardar o valor de Pi com dez casas decimais — 3,1415926536 — , mas a prova pedir para considerar o valor de 3,14, use o valor indicado.
Use os macetes que aprendeu apenas nas substituições necessárias e que não têm nenhum valor indicado. Não presuma algo na hora do teste, tire o máximo de informações possível do enunciado.
7. Desenvolva o pensamento geométrico para entender gráficos e formas geométricas
As imagens, gráficos e figuras geométricas apresentadas na prova geralmente são desenhadas fora de escala. Elas servem apenas para facilitar a sua visualização do problema.
Não é obrigatório que as figuras geométricas tenham escala correta. Por exemplo, se medirmos um ângulo apontado como 30° em uma figura no Exame, pode ser que esse valor não seja o encontrado com o transferidor.
Pode ser que o enunciado indique essa informação, mas isso não é uma regra. Caso não tenha nada indicado no enunciado, evite deduzir alguma informação apenas por observar as formas geométricas ou os gráficos.
A não ser que tenha alguma especificação na figura, você não pode determinar o ângulo da fórmula geométrica, por exemplo.
Foque apenas nas informações que o enunciado dá, pois isso pode ajudá-lo a se organizar com as questões e administrar corretamente o tempo.
Faça a prova tendo como base aquilo que você sabe, e não aquilo que ela ilustra.
Em outras palavras, as medidas apresentadas devem ser consideradas como válidas, independentemente dos tamanhos apresentados para representá-las.
8. Nunca entre em pânico: Resolvendo problemas de Matemática
É normal ficar nervoso quando não se sabe como resolver uma questão na primeira leitura, mas não perca o controle — para conseguir continuar fazendo a prova. Relaxe se notar que está ficando ansioso e clareie a mente antes de voltar. Pode ser que a resposta esteja na sua cabeça, mas "escondida".
Respire fundo para relaxar a frequência cardíaca e diminuir a ansiedade.
Feche os olhos e concentre-se em cada grupo muscular que está tenso no momento.
Alongue os braços de leve para melhorar a circulação sanguínea e mandar a informação ao seu cérebro que você está calmo.
Comentários
Postar um comentário